• Posted by : Jhonatan quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

    Galera hoje estive  pesquisando uma coisa  bem  interessante. Quem  ai  na rua já não foi confundido com um Desbravador, depois a pessoa vai puxando assunto e no meio da conversa você fala que é Escoteiro, ai fica 1 min de silencio e a pessoa fala há legal mas qual a diferença?.  Desbravadores também tem essa  abordagens nas ruas com essas duvidas da população. vamos la vou explicar um pouco sobre a diferenças.
    para entender um  pouco tenho que voltar dês do inicio de cada um dos movimentos e seus ideais.

    O  Escotismo.
    o  Escotismo   foi  fundado   em  1907  por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.
    Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.

    Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que foi publicado em 1908, inicialmente como seis fascículos, de janeiro a maio, vendido em bancas de jornal. Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações. O pai do movimento escoteiro internacional, Frederick Russell Burnham e conhecido por ter ensinado woodcraft a Baden-Powell depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, sendo está uma das influências mais notáveis do fundador do escotismo. Burnham começou na atividade aos 14 anos e foi um perito rastreador de índios no Velho Oeste. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didática do escotismo.

    Baden-Powell (B.P)
    Frederick Russell Burnham 
     Um  pouco  sobre Frederick Russell Burnham.
    Frederick Russell Burnham, DSO (11 de maio, 1861 - 01 de setembro de 1947) foi um explorador norte-americano. Ele viajou o mundo e teve muitas aventuras. Ele serviu ao exército britânico na África colonial e para woodcraft ensinou a Robert Baden-Powell.
    Burnham cursou o ensino médio, mas nunca se formou. Quando ele tinha 14 anos ele começou a sua eficácia como um escuteiro e tracker para o Exército dos EUA. Como um adulto Burnham foi para a África, onde esta situação se mostrou útil. Ele logo se tornou um oficial do exército britânico e lutou em diversas batalhas lá. Durante este tempo Burnham tornou-se amigo de Baden-Powell e ensinou-lhe ambas as suas habilidades ao ar livre e seu espírito para o que ficou conhecido como o Escotismo.
    Burnham tornou-se eventualmente envolvidos em espionagem, o óleo, a conservação, escrita e de negócios. Seus descendentes ainda estão ativos no Escotismo.




    O Desbravador.
    O SURGIMENTO DA IDÉIA 
    O nome DESBRAVADORES foi usado por Theron Johnston, em 1930, quando organizou um clube em sua casa na cidade Sant‘Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Não recebeu apoio e acabou abandonando a idéia.
    Já em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de "Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários". Nessa época, também surgiu um clube organizado pelo pastor Laurence Skinner com o nome "Locomotiva".

    O DESENVOLVIMENTO 
    O clube começou a tomar corpo a partir de 1946, com a liderança do pastor John Hancock, que era diretor de jovens da Associação do Sudoeste da Califórnia. Aproveitando o nome do acampamento da Associação, chamaram de "Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários".

    A ORGANIZAÇÃO 
    Em 1946, o próprio pastor Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo.
    Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O pastor J. R. Nelson coordenou este trabalho. Em seguida, Lawrence Paulson escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949, o pastor Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores.

    A OFICIALIZAÇÃO 
    Em 1950 o departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o "Clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários" como um programa mundial. Em 1952 o Hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa.
    Arthur Spalding (1920)
    Laurence Skinner (1950)


    Leis e Deveres do Escoteiro.


    1.Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
    2.Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
    3.Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).

    Missão
    A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

    Visão
    O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.


    agora  aqui  vou  mostrar a nossa  promessa  escoteira.
    "Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: 
    Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; 
    Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; 
    Obedecer à Lei Escoteira."

    E nossa  lei  é essa

    I. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
    II. O Escoteiro é leal.
    III. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
    IV. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
    V. O Escoteiro é cortês.
    VI. O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
    VII. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
    VIII. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
    IX. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
    X. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

    Leis e Deveres dos Desbravadores.

    Voto
    Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal; guardarei a lei do Desbravador, serei servo de Deus e amigo de todos.

    “Serei puro, bondoso e leal” e “servo de Deus e amigo de todos” é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica.

    Lei
    A lei do Desbravador ordena-me:

    1. Observar a devoção matinal
    Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia.

    2. Cumprir fielmente a parte que me corresponde
    Pelo poder de Deus ajudarei os outros e farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver.

    2. Cuidar de meu corpo
    Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física.

    3. Manter a consciência limpa
    Não mentirei, roubarei ou enganarei. Aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos.

    4. Ser cortês e obediente
    Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros.

    4. Andar com reverência na casa de Deus
    Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente.

    5. Ter sempre um cântico no coração
    Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros.

    6. Ir aonde Deus mandar
    Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez.

    Alvo
    A mensagem do advento a todo o mundo na minha geração
    Meu compromisso é mostrar Cristo para o maior número de pessoas, sem perda de tempo, ajudando-os a prepararem-se para Sua volta.

    Lema
    O amor de Cristo me motiva
    É o amor de Cristo que me motiva a ser uma pessoa melhor, e também ajudar meus amigos para isso.

    Propósito
    Jovens pelos jovens, jovens pela igreja, jovens pelos seus semelhantes

    Objetivo
    Salvar do pecado e guiar no serviço

    Voto de Fidelidade à Bíblia
    Prometo fidelidade à Bíblia, à sua mensagem, de um Salvador crucificado ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade à todos que nEle crêem.

    Legião de Honra
    Uno-me voluntariamente à Legião de Honra J.A (Jovens Adventistas), e pela graça e poder de Deus irei:

    Honrar a Cristo naquilo que eu decidir VER.
    Honrar a Cristo naquilo que eu decidir ESCUTAR.
    Honrar a Cristo na escolha dos lugares onde decidir IR.
    Honrar a Cristo na escolha de minhas AMIZADES.
    Honrar a Cristo naquilo que eu decidir FALAR.
    Honrar a Cristo no cuidado que eu dedicar ao TEMPLO DE MEU CORPO.

    Conclusão  Geral.

    A diferença é que os Desbravadores são ligados diretamente com a Igreja Adventista já o Escotismo é uma entidade independente e entre ela temos uma diferença de mais ou menos 50 anos de fundação primeiro vindo o escotismo em 1907 e  1946 os desbravadores, as atividades e técnicas mateiras e sobrevivência são as mesmas, outro ponto que muda também só os distintivos pois uniformes  são iguais apenas algumas mudanças de tons, ai você  me fala  mas eles usam  uma faixa  para fixar os  distintivos,  mas  se você  der uma  pesquisada nos escoteiros  dos  outros países  por exemplo a Coreia  eles usam ou usavam olha  ai.

    Uniformes da esqueda para direita:
    Beaver Scout, Cub Scout, ScoutVenture Scout, Rover Scout.

    É isso  ai galera   espero  que tenha  gostado desse post  pois  deu  trabalho  rsrsrs

    ai  vai  um  grande "Servir"  para  estarmos  "Sempre Alerta" e sempre fazer o "Melhor possivel".
    Obrigado.

    Criado  por : Jhonatan M. Pereira

    Atualizado 16/08/2017

    { 53 comentários... read them below or Comment }

    1. Parabéns pela pesquisa. Só tenho algo a dizer a respeito da citação acima que afirma que os Escoteiros respeitam a religião e não importa no que o escoteiro crê, mas deve reverência a Deus. Os Desbravadores não são diferentes. É uma Instituição da Igreja Adventista do 7º Dia, mas o número maior de frequentadores é de não adventistas. Ou seja, respeitamos sim a escolha de religião de cada desbravador. Tirando isso a pesquisa está muito legal.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom saber isso. Meu filho acaba de entrar.

        Excluir
      2. Samora, parabéns, o meu tbm, foi no compuni esse mês, voltou enlouquecido hahahahaha.
        Tive a oportunidade de ir com ele, achei incrível o comportamento dos meninos.

        Excluir
      3. Os Desbravadores é focado em na religião sim, tanto que para ser Conselheiro tem que ser batizado.

        Excluir
      4. Respeitamos a decisão da criança quando ela entra com seus 10 a 15 anos. Assim que ele faz 16 anos e vai entrar para a diretoria do clube devemos manter o ideal que passamos para cada um assim ele tem a oportunidade de escolher entre ser batizado e ser membro da IASD e clube de desbravadores ou não.... ❤❤❤

        Excluir
      5. Sou concelheiro da minha unidade e nao sou batizado meu clube respeita as escolhar de ae batizar ou não pois isso é algo que ninguem pode ser forçado e sim uma escolha que a pessoa tem que pensa pois sera para o resto da vida acho errado que uns dizem que para ser concelheiro tem q ser batizado na verdade o legal do concelheiro batizado é inspirar outros ao seguirem mais todos tem seu tempo e não é porque nao é batizado que não pode ser sendo assim ele iria se sentir excluido ou até mesmo sair do clube de Desbravadores

        Excluir
    2. Ola posso te me expressado errado mais o que quero dizer é que não há descriminação se o jovem é espirita judeu budista porai vai ... obrigado pelo elogio

      ResponderExcluir
    3. ola admiro mt os escoteiros mas eu sou desbravadora e algumas coisas citadas estão um pouco erradas no clube q eu participo a maiorias são de outras religiões n e obrigado ser adventista e o triangulo significa o equilibrio entre o fisico mental e espiritual

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O triangulo sempre foi a trindade, desde sempre ;) #maranata

        Excluir
      2. O triângulo tem 3 significados: Crescimento fisico, mental e espiritual
        Deus pai, Deus filho e Deus espirito santo
        também significa nossa “Cidadania e Lealdade”, pois servimos a nosso Deus dos Céus e da Terra, à nossa Pátria, e a nosso próximo, entre os quais, nossa família e nossa Igreja.

        Excluir
    4. Parabéns pela pesquisa Dj Jhoww.

      Esta bastante completa com algumas resalvas como nossos amigos desbravadores disseram. Na realidade o Escotismo e os Desbravadores estão ligados pelo mesmo objetivo, independente de religião...
      Ambos desempenham um ótimo trabalho para com os jovens não somente de hoje, mas desde quando os mesmos foram criados.

      Um dia quem sabe não surge uma atividade onde ambos estejam participando :)

      Sou Ch. Escoteiro e admiro os escotismo tendo o mesmo como uma honra em minha vida e admiro os desbravadores pelo lindo trabalho deles. Infelizmente ainda existe uma espécie de "rivalidade" ou "disputa" entre ambos, independente de quem provoque isso, mas deveriam se unir pela causa que ambos levam, o respeito e amor ao próximo bem como o uso de condições adversas para melhorar a vida de cada indivíduo :)

      Parabéns SAPSMP! (Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível).

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Maravilhosa sua colocação. Todos deveriam se unir para ajudar as pessoas, por que é disso que o mundo precisa: União e solidariedade. Sou desbravador e admiro muito os escoteiros pela influência positiva na vida de tantos jovens.

        Excluir
      2. Concordo plenamente, seria uma ideia muito interessante fazermos um evento com os dois grupos, isso nos uniria... Somos irmãos de lenço com espírito de ajudar o próximo semelhantemente.

        Acho ruim quando discutimos as nossas diferenças, acho que a ideia é conversarmos no que somos iguais...

        Grande abraços a todos e MARANATA...

        Excluir
      3. Sim conconro contogo, sou desbravadora mais também admiro muito o trabalho do escoteiro, ambos tem o mesmo objetivo, que e tirar os jovens e crianças do mundo da perdocao.. somos irmaos em lenço.❤️❤️

        Excluir
    5. Se você não guia os jovens para Cristo Jesus, de nada servirá!
      Não adiantará ter o corpo e a mente sã, se a espiritualidade não estiver 100%...
      Sem a Espiritualidade nada seriamos!

      ResponderExcluir
    6. Muito boa pesquisa meu amigo, os comentários a cima já falaram a unica parte errada, mas tirando isso muito bom. Sou desbravador e realmente também somos confundidos com os Escoteiros, mas isso sempre vai acontecer não tem jeito, tenho vontade de conhecer um clube de vocês nunca vi um por onde moro. Grande Abraço

      ResponderExcluir
    7. Eu sou Desbravador, e sua pesquisa ficou muito boa! concordo com suas colocações e infelizmente ainda sinto essa rivalidade, mas eu pessoalmente admiro muito os escoteiros que são como irmãos pra mim. hahaha é bom quando existem pessoas interessadas no bem dos jovens e da sociedade. e tbm torço pra um dia fazermos algumas atividades juntos, seria demais. E uma coisa é certa, nós(deixa eu especificar aqui que esse nós é nós mesmo! hahaha desbravadores e escoteiros) temos força e podemos fazer a diferença na vida de muitos jovens. grande abraço

      ResponderExcluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    10. A grande diferença entre o Escotismo e os Desbravadores é sim a religião. No primeiro não há uma regra ou doutrina que norteie o movimento dentro de alguma crença... em alguns momentos pode haver sim algo relacionado a espiritualidade o que é deixado à cargo da individualidade de cada membro.

      Não tenho nada contra os desbravadores. Acredito que realizam um trabalho tão bom quanto o escotismo. Mas não funciona dentro da Igreja Adventista? Pode até existirem membros não cristãos, como foi dito, mas como se dá isso quando o lema, as leis e tudo mais faz referência a Deus, a Cristo e à religião? Veja a historicidade: "Alguns jovens e juvenis que sentiam esta necessidade, tentaram em 1910 unir - se aos escoteiros, mas enfrentaram problemas, uma vez que algumas atividades dos escoteiros ( como grupo e não como entidade ) conflitavam com as crenças e práticas adventistas, como por exemplo atividades aos sábados, ida ao cinema, dança, dieta não vegetariana nos acampamentos e a falta de um propósito de ganhar almas."

      http://www.comunidadeadventista.com/2008/09/matria-especial-sobre-os-desbravadores.html

      Leiam todo o conteúdo do link da página citada e vejam tudo que envolve este assunto. Não estou aqui criticando os adventistas, mas a doutrina religiosa faz uma enorme diferença na comparação dos dois movimentos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Realmente faz, oque não é de se espantar já que é um clube formando e financiado pelos membros da Igreja. Qualquer um pode entrar para o clube, mas terá ciência que as regras são conforme as doutrinas.

        Excluir
    11. desculpa a pergunta.. Cadê o Uniforme dos Desbravadores? .. vc deveriam botar issu tbm para todos ver a diferença entre o uniforme.. Desculpa Sou Desbravador .. :) Obrigado pela atenção

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se puder me mandar algumas fotos fico muito feliz em colocar na matéria.
        jhonatanjhonatan330@gmail.com

        Excluir
      2. Sou desbravadora hahaha isso mesmo o nosso uniforme tem q aparecer ai rsrs.Como muitas outras coisas não citadas sobre a diferença gostei de sua publicação!

        Excluir
    12. Eu discordo quanto a isso ---> ''nos escoteiros somos mais bem treinados em técnicas mateiras e de sobrevivência.'' pesquise um pouco mais e vera que o clube de desbravadores tem especialidades quanto a isso, e estão muito bem preparados nesse quesito.. gostei do seu arquivo.. como o Nadiel Gonçalves eu senti falta do uniforme dos desbravadores.. e em questão das insignias da faixa e chamado de especialidades.. parabens..(com alguns retoques ficara otimo a materia)

      ResponderExcluir
    13. queridos amigos,,, sou Desbravador.... e tenho a plena convicção que os Desbravadores nasceram dos Escoteiros,,
      não foi por acaso que Theron Johnston , John Hancock, e muitos outros abraçaram a ideia de vive essa aventura.

      Acho muito boa esta vida de aventura, e também queria esclarecer porque as pessoas te vem e falam que são desbravadores na maioria das vezes* , quando eu era pequeno queria ser escoteiro pois era radical e era o grupo de conhecia, mais era dificil encontrar um grupo Escoteiro, se não me engano no tempo aqui em manaus havia somente 4 grupos e bem longes de casa,, logo mais tarde a alguns anos conheci os Desbravadores e a sua localização era mais fácil,, pois em toda a igreja Adventista do 7º Dia tem um Clube de Desbravadores.

      mais quando agente sai pra acampamento ja chamam agente de Escoteiro
      e quando um Escoteiro sai ja chamam de Desbravador,,

      ai não da pra ententer,, kk

      mais pena que muitos lideres tantos dos Desbravadores como dos Escoteiros estão colocando na cabeça de seus Jovens e Juvenis a a revoltante ideia de Conflito. entre estes dois grupos que estão com a mesma missão de forma a parte física, mental, social e espiritual do jovem e juvenil de ambos os sexos,,

      bom é isso ate mais Amigos,,, "Sempre Alerta" e "Maranata", :)

      ResponderExcluir
    14. Ei Você's Nem Conhece Os Desbravadores e Ficam Falando Coisas Sem Noção Eu Sou Um Desbravador Tenho Orgulho Disso E Eu Não Vou Deixar Qualquer Pessoa Falarem Do Club Que eu Tanto Gosto Vocês So Prestam Para Pota o Club Dos Outros Para Baixo Poq Não Questiona o Seu Eu Tenho Muita Certeza Que os Desbravadores São Muito Melhores Que os Escoteiros ...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meu caro indenta Se você pegar o escoteiros somos em maior numero sem contar que nossa filosofia não é religião .... Então não se achar que os desbravadores são melhores

        Porque em minha visão grandes movimento foram criados partir dos Escoteiros
        ate mesmo o Movimento Escudeiro que pertence a Igreja Católica

        Excluir
      2. Assim pode concluir que os dois tem o mesma qualidade, diferença que nos não ligamos para religião pois cada um tem a sua>>>> ou o seu Deus

        Assim focamos mais em atividade de conhecimento e mateiro!!!

        Para informar sou 9 anos de escoteiro hoje sou Pioneiro

        Excluir
    15. Sou desbravador e nao sou adventista ou seja o clube nao questiona religião e não concordo''nos escoteiros somos mais bem treinados em técnicas mateiras e de sobrevivência.'' nos temos várias especialidades, técnicas e outras coisas. Da próxima vez pesquise melhor

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Velho, não sei acho meio estranho vocês possui muitas especialidade parecidas

        Mais não sei e não tenho base para dizer isso

        Excluir
      2. Colega, meu filho acaba de entrar nos Desbravadores, fui em uma reunião e falaram que a faixa (amarela) pertence a igreja. É normal isso?

        Excluir
      3. Os desbravadores pediram permissão aos líderes escoteiros para usar as especialidades que vem do movimento escoteiro

        Excluir
      4. Os desbravadores pediram permissão aos líderes escoteiros para usar as especialidades que vem do movimento escoteiro

        Excluir
      5. Srª Samora Tooling Engineer... houve um erro.. o lenço que o Clube de Desbravadores usa é oficialmente da cor amarela e unicamente dessa cor.. sendo mundialmente usado... e a faixa onde os Desbravadores usam para colocarem suas insígnias/especialidades e trunfos é da cor verde.

        Excluir
    16. Opa boa tarde,
      Parabens, gostei muito da pesquisa, como disseram acima, algumas coisas em base na parte dos desbravadores estao faltando e tal, mas ta muito legal.
      Eu faço parte do clube de desbravadoores Atalaia, cidade de araçatuba-sp,
      O nosso clube recentemente fez uma atividade junto com o clube de escoteiros, trocamos historias, experiencias, participamos de atividades desenvolvidas pelos escoteiros, as crianças se divertiram muito e viram que nao existe muitas diferenças de ambos os clubes,

      A parte de sobrevivencia na mata nós enfatizamos muito, procuramos sempre passar nos nossos acampamentos atividades que possam ensinar as crianças a como se 'virar no meio do mato',
      Montar abrigos, acender fogueiras, reconhecer plantas silvestres comestiveis, primeiros socorros, e etc, creio que os nossos desbravaadores tambem sao bem treinados nessa parte,

      Parabens irmaos de lenço, forte abraço.
      Desculpa alguns comentarios que possam ter parecido mal educado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Curti a nossa pagina no face:
        Http://www.facebook.com/desatalaia

        Excluir
    17. ola para bens pela pesquisa, concordo que a filosofia dos desbravadores e escuteiros são oriundo de uma mesma fonte, tendo em conta a época em que se começou a se formar, a tal ideia, mais na realidade, para um melhor desenvolvimento e acompanhamento tinha que pertencer a uma organização madura, como igreja. sedo assim os escuteiros passaram a serem controlada pela igreja católica, e os desbravadores pela igreja adventista.

      a pesar de todos terem quase o mesmo objetivos, mais existira sempre um contraste, como a defesa entre o sábado e o domingo, entre segui a bíblia e seguir filosofia, por isso pensando em união entre os dois movimento, tem que se pensar também em quem deve se render ao outros.

      ResponderExcluir
    18. Escoteiros, Desbravadores....

      Nossa sociedade putrefata pelos males do egoísmo, consumismo, desamor, precisa de ambos.

      É confortador saber que nossas crianças e jovens ainda possuem heróis que se preocupam com sua formação enquanto seres humanos para que sejam úteis e leais cidadãos.

      Um grande abraço e muitas orações por todos os escoteiros e desbravadores que se dedicam a cuidar e educar nossas crianças e jovens para a vida!

      ResponderExcluir
    19. Parabéns pela pesquisa, acho que os escoteiros e desbravadores tem tido o mesmo proposito ensinando os juvenis, adolescentes e jovens, a serem cidadãos melhores cada dia, a união neste proposito é o que torna possível a visão atual em relação a degradação da natureza e família. Mostrando a necessidade de mantermos a estrutura familiar e respeito ao meio que vivemos (meio ambiente).

      ResponderExcluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    21. Toda a qualquer pessoa vai puxar a sardinha pro seu lado. Boa matéria, informações relevantes, comentários aqui descritos bem criteriosos, cada um com sua visão. Vivemos num país "democrático" e somos racionais, ou seja temos direito ao contraditório. A todos que aqui passaram busque se envolver em qualquer dos programas (Escoteiros e Desbravadores) bem como estendo o convite a conhecerem também os Aventureiros que e para crianças de 6 a 9 anos de idade http://www.adventistas.org/pt/aventureiros/

      ResponderExcluir
    22. Seria interessante falar de quem rege os Escoteiros e quem rege os Desbravadores...

      os Escoteiros são regidos por Orgãos e Instancias superiores como UEB (União dos Escoteiros do Brasil) e orgãos internacionais, ou seja, um Grupo Escoteiro tem que se reportar em matéria de organização, padrão, disciplina, a orgãos isentos, inclusive sem cunho religioso. Os Desbravadores não precisam se reportar a ninguém, só a Igreja Adventista, a lei da existencia deles quem dá são os Adventistas. É como você comprar algo certificado (alguém confere aquele produto) ou não certificado (não se reporta a ninguém).

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Achei engraçado seu comentário.

        Tive irmão Escoteiro, a quem ajudei em algumas atividades, mas conhecer essa organização foi justamente o que me fez desistir de ser Bandeirante. E isso nada teve a ver com religião.

        Hoje, do ponto de vista diferente do seu, como mãe de jovens, tenho muito mais confiança na "certificação" de um povo que tem práticas religiosas inquestionavelmente positivas para me ajudar e até contribuir com o aperfeiçoamento do caráter dos meus filhos. São propósitos e competências diferentes, portanto, a "certificação" também é.

        Excluir
    23. SOU DESBRAVADORA E GOSTEI DO CONTEUDO MAIS FALTOU O UNIFORME DO CLUBE DE DBV;

      ResponderExcluir
    24. Muito bacana a pesquisa... Algumas coisas assim que poderiam melhorar sobre nós Desbravadores mas valeu... Tbm seria interessante Desbravadores e Escoteiros se juntarem as vezes existe rivalidade...

      ResponderExcluir
    25. Achei bo artigo excelente, imparcial, ainda que alguns comentaram nao ser "100% corretos"
      Lembram do #Wikipédia enciclopédia livre/aberta?
      "Melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão!" "Até Uma vela acesa, pode ser vista â distância!"
      Só queria sugerir que evitwm criticas negativas, mas acrescentam algum ponto positivo ou fatos adicionais que ajude a esclareçee/acrescentar à estes dois grupos que se eadorçam pra fazer deste mundo e sociedade um pouco mais feliz ☺! Mais Paz, Amor, Tolerância e Fé que Deus é capaz de nos ajudar todos a fazer 'alguma coisa' boa ao nosso semelhante...e assim, à nós mesmos como consequência disto!
      Abraço!
      Teacher Jacques.
      English - Spanish - Russian.
      Www.contatolube.org/biblioteca
      ;o)@contato_clube

      ResponderExcluir
    26. Sou escoteiro, e me converti faz três anos, não sou adventista, mas gostaria muito de implantar este sistema na igreja em que congrego. E é curioso o fato de essas duas fontes de atividades terem uma rivalidade, sendo que a doutrina e muito semelhante uma da outra.
      Vejo que tem sido cada vez mais necessário esses movimentos para a sociedade, pois, elas trabalham no foco do desenvolvimento de sociedade, doutrinando da faze infantil faze adulta.
      Parabéns pelo conteúdo apresentado, desejo um grande crescimento para você e seu grupo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. gostaria de lhe disser que o Escotismo pode ser implantado em qualquer situação, se em uma igreja, você pode definir a pratica religiosa de um unico credo, eu fui escoteiro por 25 anos, estou me organizando para retornar

        Excluir
    27. Sou chefe escoteira e conselheira de unidade. Sonho que um dia desbravadores e escoteiros possam fazer uma atividade em conjunto.
      Só de imaginar me emociono

      ResponderExcluir
    28. Adorei o conteúdo.
      Estou fazendo uma pesquisa para o meu canal- Desbravador Nerd- e me foi muito útil!

      Somos praticamente irmãos de lenço!

      ResponderExcluir
    29. Muito obrigado por tudo, vivendo e aprendendo... Sempre alerta para servir

      ResponderExcluir

  • Copyright © - Canto Escoteiro

    Canto Escoteiro - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan